Se você já pensou em abrir um restaurante, e partilhou essa ideia com outras pessoas, então já ouviu certamente esta frase: abrir um restaurante é uma péssima ideia.
Mas será mesmo uma péssima ideia?
As razões que essas pessoas invocam para ser uma péssima ideia são, na sua maioria, duas razões:
A primeira é que é um negócio onde se ganha pouco dinheiro. E a segunda, é que ter um restaurante “é uma prisão.”
E a verdade é que essas pessoas estão certas. Mas também estão erradas. Eu explico.
Quanto à primeira razão por que abrir um restaurante é uma péssima ideia, tudo depende do negócio em si. Há restaurantes que perdem dinheiro. Outros em que dá para pagar as despesas, e ganhar algum dinheiro extra. Mas há outros que são extremamente lucrativos.
Veja-se por exemplo, o caso da cadeia de restaurantes Kubo King (eu vou falar desta cadeia neste artigo, porque é um caso que eu conheço bem.) É um restaurante bastante lucrativo.
E o que é necessário para ganhar dinheiro com um restaurante?
Em primeiro lugar, os seus clientes têm que gostar da comida. E esse é o caso do Kubo King. Só serve pratos que a maioria das pessoas gosta. É quase impossível alguém ir almoçar ou jantar ao Kubo King, e não encontrar nada na ementa que lhe agrade.
Em segundo lugar, você tem que ter um cliente alvo bem definido. E esse cliente tem que se sentir bem no ambiente do restaurante (a decoração), e os preços têm que ser adequados à carteira desses clientes. Foi isso que Kubo King fez. Para quem não conhece, Kubo King é uma cervejaria para um público jovem, que está na moda em Espanha, e está a agora a chegar a Portugal.
E continuando, com este exemplo da cervejaria Kubo King, a decoração foi pensada para um público jovem. E os preços são moderados, pois os jovens não têm muito dinheiro para gastar.
Um restaurante “é uma prisão”.
Quando as pessoas dizem isto, estão a pensar naquele restaurante tradicional, em que os donos têm que:
- Ir ao mercado fazer as compras, de madrugada.
- Preparar as refeições, ajudando na cozinha, se for preciso.
- Ajudar a servir as refeições.
- Limpar o restaurante para estar preparado para o jantar.
- Preparar as refeições do jantar.
- Ajudar a servir o jantar.
- Arrumar e limpar o restaurante
- E finalmente, fechar o restaurante.
E isto é de facto uma prisão. E acresce que terá ainda que fazer tudo o que qualquer empresário pequeno faz: tratar da documentação da contabilidade, contratar pessoas, etc.
Mas um restaurante que seja gerido da forma correta, não é uma prisão. E se você optar por um franchising que já tenha um sistema de gestão bem pensado, você vai ter uma grande vantagem.
Vamos ver mais uma vez o caso da cervejaria Kubo King.
Todas as compras estão pensadas para poderem ser entregues no restaurante. E como os pratos são fixos, é muito fácil saber o que encomendar.
E depois, Kubo King criou um sistema em que é fácil controlar os consumos dos alimentos e bebidas. Assim, pode-se saber se os empregados estão a gastar ingredientes a mais.
Obviamente que quem abre uma cervejaria Kubo King tem que se dedicar ao negócio. Mas não precisa de se dedicar mais do que na maioria dos negócios.